Taxa de inadimplência bate recorde no Brasil: o que fazer?
A taxa de inadimplência bateu recorde em nosso país, considerando a série histórica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que iniciou em 2010.
Isso quer dizer que cada vez mais pessoas estão deixando de honrar com as suas dívidas, o que é péssimo, pois afeta gravemente o fluxo de caixa das empresas.
Ao considerarmos dados de agosto de 2022 há uma estimativa de que cerca de oito em cada 10 famílias estão endividadas no Brasil.
O volume supera o total de 67 milhões de pessoas que não honraram com os seus compromissos.
Quais são as empresas mais afetadas?
Quando analisamos as taxas de inadimplência no Brasil, podemos observar que a maioria das dívidas são de serviços em geral: contas de luz, telefone, internet, carnês de loja, além de prestações de carro e de casa, como podemos ver por segmento abaixo.
● Banco/cartão - 28,82%
● Contas de água, luz e gás - 22,13%
● Varejo - 12,47%
Com a falta de pagamentos em dia, o país bate recorde de negativados no Serasa, tendo cerca de 42,01% da população adulta inadimplente.
O cenário é esperado pelos economistas, afinal saímos de um período de pandemia e temos ainda muita instabilidade econômica, com altas na inflação, taxa de desemprego e juros.
Qual é o perfil de cliente mais inadimplente hoje?
Hoje há um certo equilíbrio entre gêneros, tendo as mulheres uma faixa de 50,2% contra 49,8% dos homens, no entanto o público feminino faz mais negociações, com cerca de 54,22% de busca pela limpeza do nome. Já em relação aos homens temos cerca de 43,50% em busca de alguma solução.
Qual a idade mais comum?
Também temos um perfil maior de inadimplência de acordo com a idade, como podemos ver abaixo:
1. + 60 anos - 17,5%
2. 41 a 60 anos - 34,7%
3. 26 a 40 anos - 35,2%
4. Até 25 anos - 12,6%
O que fazer para reverter a situação?
Por existir um cenário econômico desfavorável em que há grande taxa de inadimplência, o ideal é que as empresas invistam em seu setor de cobrança ou terceirizem o serviço.
O processo visa a regularização de dívidas, com negociações que ofereçam mais condições de pagamento aos clientes, o que irá reduzir a taxa de inadimplência em sua empresa, mesmo que o problema esteja em alta no Brasil.
Abaixo trazemos algumas dicas para a sua empresa.
Realize análise de risco de crédito antes de fechar negócio
A fim de reduzir a taxa de novos clientes inadimplentes, o ideal é realizar uma análise prévia de crédito.
Desta maneira é possível avaliar a sua classificação de bom ou mau pagador e a probabilidade de honrar com os seus compromissos.
A análise de risco de crédito é uma grande aliada, ainda mais em cenário de alta histórica de inadimplência.
Tenha uma régua de cobrança e monitore o perfil dos clientes
Por meio de um sistema de cobrança é possível acompanhar os pagamentos diariamente, além de mapear o perfil dos clientes.
Desta forma é possível realizar medidas rápidas para recuperar o crédito, evitando portanto o aumento da inadimplência em sua empresa.
Além disso, com uma negociação rápida é possível criar benefícios para o cliente e informar que haverá uma menor taxa de juros caso o pagamento seja realizado o quanto antes - benefícios para quitação de dívidas à vista também pode ser interessante.
Saiba quando deve negativar o cliente
Crie descontos, benefícios e outros programas de fidelização para os bons pagadores, pois ter incentivos para quem paga em dia é ótimo para que sempre se esforcem para evitar a inadimplência
Ofereça mais condições para o pagamento
Além de oferecer o pagamento por boleto, também é possível realizar acordos para pagamento parcelado da dívida, que pode ser realizado por meio de cartão de crédito.
Mas é claro que a sua empresa deverá ter um bom relacionamento com o cliente, garantindo que o pagamento seja realizado na data prevista. Portanto, o ideal é realizar follow-up, encaminhando lembretes na data de vencimento.
Essas estratégias são importantes, pois não adianta realizar uma negociação que não resulte em pagamento.
Terceirize o serviço de cobrança
Caso a sua empresa não tenha profissionais qualificados pode ser viável terceirizar o processo de cobrança, contando com uma empresa que irá acompanhar toda a lista de devedores, realizando o contato de acordo com uma régua de cobrança bem definida.
Realize negociações amigáveis
Sempre busque uma postura de conciliação com o cliente, evitando ao máximo qualquer ataque pessoal ou cobrança excessiva e grosseira.
Neste caso, o importante é entender os motivos para a inadimplência, buscando as melhores soluções para reduzir a incidência de multas e juros.
Além disso, é possível buscar alternativas para evitar atrasos nos próximos meses.
Mostrar preocupação com o cliente irá melhorar a sua percepção positiva, aumentando a sua fidelidade com a sua empresa.
Saiba quando deve negativar o cliente
Caso nenhuma alternativa de negociação funcione, talvez seja necessário realizar a negativação do cliente nos serviços de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa.
Desta forma, além de haver perda de crédito para outras compras também existe uma equipe de cobrança especializada para o processo.
Considerações Finais
Ao considerar a inadimplência vemos uma alta taxa de pessoas negativadas em 2022.
Por ser uma tendência em nosso país, é importante realizar a cobrança de forma correta, como vimos, tendo um processo humanizado, com uma equipe que esteja bem treinada.
Com boas negociações é possível reverter as taxas de inadimplência de sua empresa, evitando assim os impactos deste cenário incerto em que os clientes têm uma tendência a não honrar com as suas dívidas.
Quer mais dicas ou precisa de apoio para reduzir a taxa de inadimplência de sua empresa? Acompanhe os nossos conteúdos ou entre em contato agora: estamos aqui para te auxiliar!
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