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Processo de cobrança: reduza a inadimplência agora mesmo!



Você sabe o que é processo de cobrança?


Este processo - ou fluxo - é o conjunto de ações e estratégias que a empresa define para receber pagamentos.


O fluxo está totalmente relacionado com o faturamento de sua empresa e também influencia no bom andamento do negócio, afinal todo mundo quer receber em dia, não é mesmo?


Vale dizer que a entrada de recursos possibilita realizar pagamentos aos funcionários, investir em novas tecnologias e mesmo avaliar o crescimento em determinado período.


Outros indicadores podem ir bem, mas caso o faturamento esteja em queda - sobretudo por inadimplência - pode existir algo errado em seu processo de cobrança.


Se você pretende corrigir ou mesmo melhorar este processo em sua empresa, leia o presente artigo e confira as nossas dicas!


O que é o processo de cobrança?


Quem empreende tem total noção dos diversos desafios que as empresas enfrentam diariamente: altos tributos, atrasos de fornecedores, concorrência e por aí vai.


Neste cenário, é importante ter um fluxo de caixa saudável, que possibilite visualizar as receitas e despesas da empresa.


É claro que nem sempre as previsões ocorrem como esperado. Momentos de crise e recessões econômicas são imprevistos que têm impacto direto no financeiro.


Em situações de baixo faturamento, muitos empreendedores buscam formas criativas para manter as vendas ou mesmo vender mais.


Contudo, nem sempre existe retorno positivo destas estratégias, pois a entrada de recurso financeiro continua abaixo do esperado.


Um dos fatores que impactam diretamente este indicador está relacionado a atraso e/ou falta de pagamento, que podemos denominar como inadimplência.


O que pode levar à inadimplência?


A inadimplência pode ocorrer por diversos motivos, ao que citamos alguns que são bem frequentes:


● Esquecimento da data de pagamento;

● Endividamento além da capacidade de pagar as contas;

● Falta de um processo de cobrança bem estruturado.


É claro que outros imprevistos podem gerar inadimplência, no entanto para todos eles podemos encontrar soluções com um bom processo de cobrança.


Um grande vilão da inadimplência


Ao falar em inadimplência, precisamos considerar um dos grandes vilões que existem: o crédito.


Mesmo que o crédito seja favorável de forma geral, tanto para Pessoa Física quanto Jurídica, costuma existir um descontrole dos gastos por parte dos clientes.


A consequência direta é a falta de pagamento de débitos pendentes, que pode ser cumulativa - o que é péssimo!


É aí que entra o processo de cobrança: embora existam inúmeros motivos para a falta de pagamento, que podem passar por crises financeiras, ou mesmo má gestão, é possível entrar em contato para encontrar a melhor solução.

Como funciona o processo de cobrança?


Para iniciar o processo de cobrança, é necessário ter estratégia. Uma equipe de cobrança sem consciência estratégica pode criar um fluxo ruim, que cause desgaste e irritação no cliente.


A fim de melhorar o fluxo, é necessário ter todas as etapas bem definidas, o que irá garantir o retorno rápido e eficaz dos débitos.


Primeiramente, para evitar o constrangimento do devedor, os agentes de cobrança não podem, em momento algum, expor o cliente, até porque isso enquadra cobrança vexatória e é proibido por lei.


O próximo passo é, em caso de necessidade de ligação telefônica, realizar o contato na hora certa e com o discurso adequado para conquistar a recuperação do débito de forma amigável.


E quais são as melhores soluções para um processo de cobranças efetivo?


Para começar, é essencial ter uma lista para saber quais empresas costumam atrasar o seu pagamento.

Ao localizá-las, é possível visualizar aquelas cujos riscos de inadimplência são maiores, requerendo melhores soluções para implantar um processo de cobrança eficiente.


Esse é o momento para você oferecer condições de pagamento ideal, estabelecendo o número de tentativas de cobranças que serão realizadas entre a data de vencimento da obrigação dos clientes e a expiração do prazo estabelecido para a fatura.


Identificar da forma correta os seus clientes irá melhorar sua relação com o cliente, possibilitando não apenas o resgate do dinheiro devido, como também gerando fidelização e possibilidade de outras vendas.


E se você chegou até aqui e quer melhorar ainda mais, venha conosco, pois trazemos cinco dicas para fortalecer o seu fluxo de cobrança!


Primeiro: oriente suas operações para o cliente


Com as operações orientadas para o cliente, os pagamentos se tornam fáceis, eficientes e seguros para os devedores.


O autoatendimento como pagamentos online, chamadas telefônicas autorizadas, podem permitir cobranças fáceis e seguras.


Considerar a aceitação ou o uso de métodos de pagamento baseados em aplicativos ao lado de métodos baseados na web, como o PIX, por exemplo, é uma boa adição nessa hora também.


Vale a pena utilizar a tecnologia ao seu lado, não é mesmo?


Segundo: envie lembretes de cobranças para o cliente


Vale ressaltar que nem todo devedor é um mau pagador. Pode ocorrer o esquecimento da efetuação do pagamento, o que acontece com qualquer um, certo?


Ajudar o cliente a lembrar de alguma fatura em aberto e lembrá-lo que ele terá prejuízos ao pagar multas e juros é uma estratégia que pode trazer bons resultados.


Terceiro: Crie um histórico do cliente


Essa etapa é muito importante para garantir um atendimento personalizado!


Certifique-se de que possui todos os dados de contato do cliente. Saber também como está o relacionamento com a sua empresa é essencial antes de iniciar o processo de cobrança.


Quarto: Conte com uma equipe alinhada


Para que o alinhamento dos processos de cobrança sejam adotados com êxito, é importante ter uma equipe com ótimo planejamento e organização.


Essa equipe deve estar ciente dos riscos para o negócio e um senso de prevenção para ser ágil e não permitir que a inadimplência se torne maior que o aceitável.


Quinto: ofereça uma comunicação clara e empática


A comunicação é a chave certa para fidelizar o cliente.


Tenha, portanto, um carinho especial em cada mensagem. Escolher os canais de comunicação em que seus clientes estão acessíveis garante uma comunicação mais clara e objetiva.


A dica é que o primeiro contato seja mais sutil, por e-mail, com o objetivo de lembrar sobre o débito de forma leve e amigável.


Se esse contato não obtiver sucesso à medida em que os débitos entrem em atraso, a mensagem pode ser mais incisiva, por SMS e Whatsapp, por exemplo.


Se mesmo após o envio das mensagens você não receber o retorno desejado, vale a pena partir para o contato telefônico.


Além destas estratégias existem outras, como acordos judiciais ou extrajudiciais, mas é muito importante trabalhar a empatia e entender os motivos da falta de pagamento, oferecendo alternativas para quitar o débito.


Conclusão


E aí, gostou das dicas para montar um processo de cobrança realmente eficiente? Venha conosco e acompanhe os próximos artigos do nosso blog, pois iremos trazer novidades para fortalecer a gestão da sua empresa!


Referências



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