Problemas com inadimplência? Talvez seja hora de terceirizar a cobrança!
A inadimplência sempre foi um problema muito grave para as empresas. A falta de pagamentos atrapalha bastante o fluxo de caixa, tendo impacto direto no crescimento.
Nesta hora entra em cena um serviço muito desagradável: a cobrança.
Se a cobrança for realizada de forma incorreta, pode gerar impactos negativos para a reputação da empresa, gerando desgaste frente aos seus clientes.
Por outro lado, precisamos lembrar algo que também é ruim: nenhum negócio deseja receber com atraso.
Mas como receber os pagamentos que não foram realizados? Precisamos lembrar que o processo pode ser demorado, exigindo recursos indispensáveis para a empresa.
Neste momento, e para evitar tantas complicações, é importante realizar a pergunta: “vale a pena ter uma equipe para cobrar os clientes ou seria mais interessante terceirizar a cobrança?”
É o que falaremos a seguir!
Quando devo terceirizar a cobrança?
A gestão de uma empresa não é fácil.
Embora muitas empresas tenham uma equipe interna para gerenciar a cobrança, existe um prazo de cobrança de até 30 dias para que seja realizado o pagamento em atraso.
Após o período fica cada vez mais difícil conseguir reaver o pagamento.
A situação piora quando inexiste um setor específico de cobranças, tendo o serviço realizado por algum profissional não especializado.
Em situações como a descrita acima, podem haver erros na cobrança e um bom exemplo é o de cobrança abusiva ou indevida, como ressaltamos em artigo neste blog, o que pode ocasionar multa e problemas judiciais.
Caso a empresa não tenha um processo bem estruturado, ou não terceirize as cobranças, pode haver um aumento da inadimplência.
Por ser um serviço que requer profissionalismo e organização, é importante contar com pessoas qualificadas que irão ter uma régua de cobranças que seja funcional.
É aí que entra a terceirização de cobrança: o momento em que se contrata uma empresa externa, que tem diversas estratégias para assegurar o pagamento.
Desta forma, a sua empresa tira das mãos a responsabilidade pela cobrança e passa para outra que irá realizar todo o processo com eficácia.
5 benefícios da terceirização
Quando falamos em terceirização, existem alguns benefícios muito importantes para a sua empresa, os quais listamos abaixo:
Controle do ciclo de pagamentos;
Especialização no serviço de cobrança;
Melhoria na régua de cobrança;
Flexibilidade nas cobranças;
Redução de custos no processo.
Além destes, existem outros grandes benefícios provenientes do processo de terceirização de cobrança pelas empresas, como: diminuição de desgaste de imagem, impessoalidade na cobrança, agilidade na solução de problemas.
Siga em frente e veja como a sua empresa pode se beneficiar da terceirização agora mesmo!
1. Controle do ciclo de pagamentos
Uma atividade muito difícil para as empresas é o controle do ciclo de pagamentos.
Sem o controle, as empresas perdem o controle do que devem receber e não têm como fazer uma previsão de receita após o pagamento das parcelas.
Vale ressaltar que nem sempre se tem uma pessoa qualificada ou ainda um aplicativo para realizar este serviço.
A partir do momento que há a terceirização do serviço, a empresa que for contratada irá realizar estas atividades com uma equipe que já é qualificada.
Uma outra vantagem é a de que a empresa já terá um sistema para o registro de clientes e acompanhamento de perfil para mapear aqueles que pagam em dia e os que costumam atrasar.
Este acompanhamento é ótimo, pois além de gerar um relatório do perfil dos consumidores, possibilita elaborar estratégias de cobrança preventiva, uma atividade ótima para notificar clientes para que não fiquem inadimplentes.
Inclusive temos um artigo sobre o tema de cobrança preventiva em nosso blog e você pode acessar agora: Cobrança preventiva: aplique agora e aumente os ganhos da sua empresa!
2. Especialização no serviço de cobrança
A falta de profissionalismo na hora da cobrança pode gerar muitos prejuízos para a empresa, que podem gerar uma falta de efetividade no ciclo de pagamento ou mesmo um desgaste de imagem.
Ter pessoas especializadas é uma das vantagens da terceirização da cobrança. Ao ter uma empresa com profissionais qualificados, você pode focar em seus serviços, sem precisar contratar outras pessoas para atuarem em cobrança.
A sua empresa também não irá precisar de um espaço ou setor específico para realizar a atividade.
Vale ressaltar que a partir do momento que existe uma equipe especializada para realizar o atendimento, há mais qualidade no atendimento, que será realizado por profissionais com noção sobre os direitos do consumidor.
Tudo isso evita estratégias ineficazes, desgaste dos clientes e mesmo erros no ciclo de cobrança.
3. Melhoria na régua de cobrança
A régua de cobrança é um sistema de regras e padronizações para facilitar o processo de cobrança de clientes.
Por meio do processo existe a possibilidade de fazer um contato planejado, com um cronograma, e uma série de mensagens que deverão ser encaminhadas para os clientes, possibilitando portanto uma cobrança efetiva.
A empresa terceirizada costuma ter experiência na criação de uma régua de cobrança.O processo requer mapeamento de todo o processo, para visualizar inclusive o que pode ser melhor no processo de cobrança, evitando portanto que os consumidores tenham recorrência em pagamentos atrasados.
Vale ressaltar que também que este processo busca facilitar o processo de pagamento pelos clientes, o que é ótimo para as empresas.
4. Flexibilidade nas cobranças
As empresas de cobrança conseguem utilizar outros recursos para entrar em contato com os clientes.
Somos acostumados ao contato por telefone, mas elas também podem encaminhar mensagens por e-mail, WhatsApp, Redes Sociais e SMS.
Vale ressaltar que elas sempre tentam contactar os clientes de forma menos invasiva, com um cuidado para evitar estresse com o consumidor.
5. Redução de custos no processo.
Por ser um processo que não requer a qualificação de uma equipe interna, pode haver grande redução de custos pela empresa, afinal a empresa terceirizada já tem expertise para realizar a cobrança.
Uma outra vantagem é a de não precisar do uso de um espaço da empresa para a criação de um setor de cobrança.
A terceirização de cobrança traz diversas vantagens e pode ser uma ótima solução para você!
Considerações finais
Gostou do artigo e quer mais informações para melhorar o fluxo de cobrança de sua empresa? Acompanhe agora mesmo os conteúdos de nosso blog e otimize os processos de sua empresa!
Referências bibliográficas
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