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Melhore a gestão de clientes da sua empresa agora!



Como é a relação da sua empresa com os clientes, você saberia nos dizer? A gestão de clientes é um ponto muito importante que costuma ficar de lado na jornada do cliente, o que pode gerar:


● Menor faturamento;

● Desgastes de imagem;

● Baixa fidelização;

● Pouco interesse de públicos novos;

● Poucas vendas recorrentes.


Por ser peça central no processo de vendas, existe a necessidade de pensar como agir de forma correta com os clientes.


Se você quer melhorar a sua gestão, melhorando o ticket médio da sua empresa e conquistar ainda mais clientes, então não pode deixar de ler este artigo.


Implemente agora diversas estratégias que vão fortalecer a sua gestão e veja a sua empresa crescer agora mesmo!


Afinal, o que é gestão de clientes?


A gestão de clientes é um conjunto de ações que utiliza diversas estratégias com foco na melhoria da relação da empresa com os seus consumidores.


Por meio dela, é possível aperfeiçoar a forma como eles enxergam o negócio, como interagem com a sua empresa e mesmo avaliar como reagem às suas campanhas.


Para ter sucesso, sua empresa precisa ter o controle dos processos de atração, retenção e relacionamento com os clientes.


É claro que nem sempre as empresas têm uma estrutura bem definida, sobretudo em seu relacionamento, o que faz com que estes clientes não comprem uma segunda vez.


Etapas da gestão de clientes: a jornada do consumidor



Para entender como acontece a gestão do relacionamento com os clientes, separamos 6 etapas que devem ser levadas em consideração na jornada do consumidor:


  1. Descoberta e atração;

  2. conhecimento;

  3. relacionamento;

  4. acompanhamento pós-venda;

  5. garantia da satisfação;

  6. fidelização.

Cada uma dessas etapas deve ser desenhada com clareza a fim de ter um controle melhor de entrada, permanência, saída e fidelização de clientes.


Dessa forma, é possível controlar o processo de vendas, aumentando a conversão de novos clientes, além de fortalecer a base de clientes fiéis que podem comprar de forma recorrente e/ou mesmo indicar a sua marca para conhecidos.


Quais são os benefícios de uma gestão de clientes eficiente?


Existe uma grande quantidade de benefícios provenientes de uma gestão de clientes que seja eficiente. Dentre elas, podemos citar três: o financeiro, o comercial e o competitivo.


Quando falamos em financeiro, podemos ressaltar os resultados econômicos da empresa.

Ou seja: a gestão de clientes contribui para o equilíbrio do fluxo de caixa - receitas e despesas -, mantendo as vendas de acordo ou acima das metas definidas, fazendo o faturamento da empresa crescer.


Em sequência, podemos considerar o comercial: ao conhecer bem os seus clientes, você pode definir de forma assertiva o seu mix de produtos.

Neste caso, você sabe quem deseja o seu produto, quanto pode pagar e de que forma deseja recebê-lo, além de outras informações estratégicas.

Tudo isso fortalece a criação de campanhas de marketing e divulgação, facilitando o relacionamento entre empresa e cliente (business to consumer).


Por fim, consideramos o potencial competitivo da gestão de clientes.

Uma empresa competitiva garante uma fatia maior no mercado e com a gestão de clientes é possível captar e fidelizar mais pessoas, garantindo mais destaque.


Como otimizar a gestão de clientes?


Você talvez esteja pensando que o processo de gestão de clientes talvez seja caro ou difícil, no entanto é possível realizar o processo agora mesmo ao investir em pontos prioritários, como:


● Produtos de qualidade;

● criação de boas campanhas publicitárias;

● treinamento da equipe de atendentes;

● uso de softwares de help desk

● Além de outras soluções pós-venda.


E que tal conhecer algumas dicas rápidas para uma gestão de clientes efetiva agora mesmo?


Conheça bem o seu cliente


Conhecer quem consome seu produto ou serviço garante informações importantes para o sucesso do negócio.


Isso serve para lidar corretamente com os seus consumidores, além de facilitar a elaboração de produtos que se encaixam com o perfil adequado.


Uma boa opção para entender os seus clientes é monitorar as reações online e realizar pesquisas de satisfação.


Além disso, entender os hábitos de consumo e as suas principais necessidades são ótimas formas de melhorar a gestão.


Se você pretende crescer, entenda seu público. Gerir relatórios, gráficos, pesquisas de público-alvo e persona ajudam muito também!


Além disso, estratégia de escuta social e mesmo escuta ativa ganham bastante espaço hoje nas empresas.


Implemente soluções tecnológicas com eficiência


A tecnologia é fundamental para o fortalecimento de contato com o cliente nos diversos canais de venda.


Integrar a base de dados das lojas físicas e da virtual com um bom CRM e buscar melhorar a experiência de compras pode resultar em crescimento nas vendas.


Não esqueça de criar ações de comunicação específicas para cada ponto dessa jornada.


Esse é o momento de desenvolver uma linguagem mais personalizada que se adequa ao perfil de quem consome, aumentando as chances de fidelização.


Encontre-se com os seus clientes


Alguns gestores vêem os seus clientes na forma de números e dados, o que não deveria acontecer jamais.


Uma dica é visitar os clientes ou ainda encaminhar pequenas lembranças, para que o cliente tenha uma relação personalizada com a empresa.


Vale ressaltar que ter contato com os clientes pode fortalecer a visão sobre a sua realidade, trazendo insights valiosos para a sua empresa.


Pense em toda a jornada de compra


Esse é o momento em que o marketing se destaca ainda mais.


O setor tem um grande papel no relacionamento entre empresa e cliente.

Isso porque existe uma jornada antes do cliente ir até a empresa, assim como existe um trajeto no momento e após o consumo.


A jornada de compra geralmente é dividida em 4 etapas. São elas:


● Aprendizado e descoberta;

● Reconhecimento do problema;

● Consideração da solução e

● Decisão de compra.


O objetivo de cada estágio da jornada de compra é preparar e conduzir gentilmente os clientes para a próxima etapa.


A jornada de compra é um modelo para entender as necessidades, o comportamento e os problemas do comprador central, melhorando o seu contato com a empresa.


Conclusão


Gostou do artigo? Venha conosco agora mesmo e acompanhe os nossos conteúdos para criar as melhores estratégias para a sua empresa!


Referências

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