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Empreendedorismo Feminino


Empreender é uma atitude de coragem, determinação, e inovação.


O empreendedorismo feminino é um movimento que está crescendo no mundo inteiro. Coordenada pela ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) sua função é a diminuição das desigualdades entre homens e mulheres, e fortalecer o protagonismo feminino diante de todo impacto econômico e social.


Foi estabelecido então pela ONU em 2014, o dia 19 de novembro como o Dia do Empreendedorismo Feminino.


Empreendedorismo Feminino no Brasil


Segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE: as brasileiras empreendem, principalmente, pela necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. No Brasil, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, sendo então responsáveis pela principal ou até única renda de seus lares.


As mulheres empreendedoras também representam 48% dos microempreendedores individuais (MEI) no país.

Em comparação aos homens empreendedores, elas têm escolaridade 16% superior, mas, mesmo assim, seus negócios faturam 22% menos.


Empreendedorismo Feminino e seus Desafios


As mulheres ainda são olhadas com desconfiança e descrédito, por serem sensíveis demais, não tendo a firmeza necessária para gerir um negócio. Com isso é comum que elas precisem de um esforço maior para provar toda sua capacidade e seu valor comparado aos homens.


A insegurança também é um grande desafio. Mesmo sendo normal para qualquer pessoa que queria construir um negócio próprio, o machismo, a desconfiança da sociedade, torna isso ainda mais difícil.


E como vimos anteriormente, muitas delas são chefes de família, ou seja, responsáveis pela renda, e pelo excesso de trabalho, pois em sua maioria, são as responsáveis por cuidar da casa e dos filhos. Conciliar as duas jornadas requer muita garra e energia. Segundo dados da Rede Mulher Empreendedora (RME), 53% das empreendedoras brasileiras tem filhos, sendo que a maioria busca por horários flexíveis que permitam conciliar as duas funções.


Outro ponto segundo estudo do SEBRAE, é que a taxa de conversão de empreendedoras em “donas de negócio” é 40% mais baixa, pois as mulheres têm maiores índices de desistência em relação aos homens.

Enquanto 65% dos homens se tornam “donos de negócio, apenas 39% das mulheres conseguem evoluir até essa fase e consolidar seu negócio.



Estamos vivendo um momento de transformação na sociedade e os desafios das mulheres empreendedoras ainda são muitos, mas isso pode tornar-se motivação e não somente obstáculos.


Afinal o papel da mulher no mundo dos negócios é extremamente importante para a diversidade, perspectivas inovadoras, economia, e crescimento de carreira. Apostar na sua liderança gera oportunidades para mulheres de todas as classes, além de quebrar com o preconceito e a desigualdade que ainda existe atualmente.


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