Defina o risco de inadimplência de seus clientes e lucre mais
Você sabe como definir o risco de inadimplência de seus clientes? Essa é uma ação muito importante que pode fazer a diferença no momento em que sua empresa for criar as estratégias de cobrança.
➔ Todos sabemos que é essencial receber dos clientes, mas nem sempre há o pagamento no dia, o que configura situação de inadimplência.
As empresas precisam ter dinheiro em caixa para cumprir com as suas obrigações: pagamento de funcionários, aluguel, compra de insumos, entre outros.
O grande problema surge quando existe grande quantidade de inadimplentes, o que provoca diversos riscos para o negócio.
Caso exista uma alta taxa de inadimplência pode ocorrer até mesmo a falência, afinal a empresa continua aguardando um recurso que não recebeu para cumprir com as suas dívidas.
No presente artigo trazemos informações relevantes para que você consiga reduzir este problema.
Saiba como definir o risco de inadimplência de seus clientes
Com o cálculo de índice de inadimplência você pode visualizar como está a saúde financeira de sua empresa.
Para obter o índice, você deverá utilizar a fórmula a seguir:
➔ TI = T90/TT x 100
1. TI é a Taxa de Inadimplência que você pretende descobrir.
2. T90 são os pagamentos atrasados entre 90 e 180 dias.
3. TT é o total que a sua empresa deve receber.
Como exemplo, vamos considerar que a sua empresa não recebeu R$ 2.000 (T90) de um total de R$ 15 mil (TT) em período de 90 dias:
➔ TI = T90/TT x 100 TI = 5.000 ÷ 15.000 x 100
TI = 33,33%
Ou seja: de 100 clientes que a sua empresa tem, cerca de 33 não realizam o pagamento em dia.
Para o SIstema Financeiro Nacional (SFN), essa taxa é alta, sendo o índice ideal em torno de 5%.
O que fazer quando existe uma situação como essa?
É o que veremos a seguir!
Use as informações de seus clientes para melhorar a cobrança
Ter informações sobre os seus clientes é essencial para reduzir as taxas de inadimplência.
Neste caso, acessar o histórico deles é útil, analisando risco de crédito e histórico de pagamentos.
Esse tipo de informação servirá para mapear perfis e encontrar as melhores soluções.
Mapeie o perfil do seu público
É importante saber os tipos de inadimplentes que temos hoje a fim de entender quais serão as melhores soluções para lidar com cada um, evitando insatisfações.
Em nosso artigo falaremos sobre:
Devedor viciado
Devedor ocasional
Devedor negligente
Mau pagador
1. Devedor viciado
No geral, este é o perfil mais fácil de lidar, pois em muitos dos casos é um cliente que deixa de cumprir com as suas obrigações por conta de má organização financeira.
Muitos fatores podem gerar o seu problema: falta de planejamento ou ainda gastos acima do que poderia pagar.
Este perfil costuma quitar as dívidas depois de uma renegociação, sem gerar grandes problemas.
2. Devedor ocasional
É o tipo de devedor que não costuma atrasar contas, pois sempre paga tudo em dia. Contudo, caso entre em inadimplência por algum motivo, é necessário negociar com cautela, pois nem sempre este cliente se considera como devedor.
3. Devedor negligente
Neste tópico consideramos o devedor que não tem a vida financeira bem organizada, por tal motivo esquece de realizar os pagamentos em dia.
Para resolver a sua situação é muito importante trabalhar com avisos de cobrança antes da data de vencimento. As notificações podem ser encaminhados por e-mail ou SMS, por exemplo.
4. Mau pagador
Neste momento consideramos aquele que é o perfil de inadimplente mais problemático, por ser um cliente que já está acostumado com a cobrança e não se preocupa em pagar as suas dívidas.
Muitas vezes esse cliente já está com o nome sujo e sequer terá preocupação para solucionar as pendências.
Podem existir algumas estratégias para realizar a cobrança, como acordos extrajudiciais, mas em alguns casos talvez seja necessário recorrer à Justiça.
Por ser um perfil mais problemático, não há problema em perder o cliente, pois apenas irá gerar mais gastos de tempo e recursos de sua empresa.
Crie mecanismos de cobrança eficientes
Após mapear o perfil dos seus clientes, considerando o seu histórico de pagamentos, é importante criar uma régua de cobrança, definindo regras e estratégias para o contato:
Estabeleça datas de cobrança
A sua empresa deve estabelecer datas que facilitem o pagamento. Caso, por exemplo, o vencimento ocorra no dia 20 do mês, muitas vezes o cliente não terá recurso para cumprir com a sua obrigação.
Porém, se for a partir do 5º dia útil, pode haver uma chance maior de pagamento.
Defina os canais de contato que terá com o cliente
Como você fala com os seus clientes?
SMS, ligação, e-mail, mensagem por WhatsApp?
Você deve definir quais serão os canais de contato, sempre mantendo todos atualizados para que consiga falar com o cliente facilmente.
É claro que a cobrança não pode ser abusiva e a sua empresa sempre deve manter um bom relacionamento com o cliente, caso contrário pode haver insatisfação, o que não é interessante.
Tenha meios de pagamento flexíveis
Existem diversas formas de realizar um pagamento:
● Parcelamento por cartão de crédito;
● Transferência bancária;
● Pix;
● Boleto bancário.
Definir quais as formas de quitar a dívida pode reduzir a inadimplência, inclusive quando existe a possibilidade de parcelar a dívida.
Recompense aqueles que pagam em dia
Que tal criar mecanismos para que os seus clientes possam cumprir com as suas obrigações na data?
Conceder descontos é uma alternativa interessante. Exemplo: para pagamentos até o dia 10 há a redução de 15% na mensalidade.
Se o valor for de R$ 1000, o cliente terá desconto de R$ 150, o que é ótimo.
Considerações Finais
Como vimos, a inadimplência é muito comum, no entanto há estratégias para reduzir a sua taxa.
Quer saber mais sobre como melhorar a cobrança de sua empresa? Nos siga para receber mais dicas!
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