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Contas a Receber: Dicas para o Sucesso da sua Empresa


Manter as contas a receber organizadas é fundamental para garantir a saúde financeira de qualquer empresa. No blog de hoje exploraremos mais sobre esse tema tão importante para o seu negócio.


Se você deseja melhorar o fluxo de caixa, pergunte-se:


  • Quantos clientes pagam em dia?

  • Quantos estão inadimplentes?

  • Quais as datas de vencimento das faturas?

  • Quanto você deve receber mensalmente?


Se você não tem todas essas respostas, é hora de se organizar, pois essas informações são essenciais para o crescimento do seu negócio. A falta de controle sobre as contas a receber aumenta a inadimplência, dificultando o desenvolvimento da sua empresa.


A seguir, confira dicas para melhorar o seu processo de cobrança.


O que são contas a receber?

Contas a receber são todos os valores que sua empresa deve receber dos clientes. Por exemplo, se você vende um software por 10 parcelas de R$ 5.000,00, cada parcela é uma conta a receber até o valor total ser quitado. Quando há múltiplas vendas parceladas, há mais contas a receber, e as datas e valores variam. Sem controle, erros de cobrança ou esquecimentos podem ocorrer, causando prejuízos. Veja como evitar isso:


1. Tenha um departamento de contas a receber

Um setor dedicado ao controle de contas a receber facilita o acompanhamento do fluxo de caixa. Ele deve:

  • Registrar datas de vencimento

  • Emitir notas fiscais

  • Manter relacionamento com clientes (cobranças, notificações, negociações)

  • Listar recebimentos

  • Mapear inadimplentes

Se não for possível criar um departamento, ao menos uma pessoa deve monitorar todos os pagamentos, mantendo a organização para evitar prejuízos.


2. Use um sistema de pagamentos

Atualize sua empresa com um sistema de gestão de contas. O uso de livros-caixa está ultrapassado e propenso a erros. Softwares específicos ajudam a organizar contas, notificar clientes e calcular inadimplentes, facilitando o processo de cobrança.


3. Crie uma rotina de controle

Estabeleça uma rotina para acompanhar as datas de vencimento. Isso permite que sua empresa organize melhor suas finanças, alinhando os pagamentos a receber com as obrigações a pagar, como salários, aluguel e novos investimentos, mantendo o fluxo de caixa equilibrado.


4. Atualize os cadastros dos clientes

Mesmo com um sistema de pagamento, é importante manter as informações dos clientes atualizadas, como:

  • Endereço

  • Telefone

  • E-mail

  • Quantidade de parcelas pendentes

  • Perfil de pagamento (paga em dia ou costuma atrasar?)

Com esses dados em dia, o processo de cobrança será mais eficiente e preciso.


5. Envie notificações e realize cobranças

Implemente uma régua de cobrança, que estabelece regras sobre quando e como cobrar clientes. Envie notificações automáticas antes do vencimento das faturas, e considere mandar boletos com antecedência para evitar atrasos.


6. Ofereça opções de pagamento facilitadas

Ofereça diferentes meios de pagamento, como:

  • Pix

  • Depósito

  • Transferência

  • Cartão de crédito

  • Boleto

O importante é facilitar ao máximo para o cliente pagar, reduzindo as chances de inadimplência.


7. Controle os inadimplentes

Monitore de perto os clientes inadimplentes. Manter contato frequente e oferecer negociações amigáveis pode ajudar a regularizar as dívidas. Não deixe de seguir um processo rigoroso de cobrança para evitar prejuízos.


Organizar as contas a receber é vital para o sucesso da sua empresa. Se você precisa de ajuda com esse processo, estamos aqui para oferecer a solução ideal. Fale conosco e descubra como podemos ajudar!



Aqui na Efficacia Soluções Financeiras, auxiliamos nossos clientes, com soluções de análise de crédito, cobrança preventiva, Cobrança extrajudicial e judicial, se quiser nos conhecer melhor, acesse nosso site : https://www.efficaciacobranca.com.br/

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