Como fazer o controle mensal de pagamento dos clientes?
O momento do pagamento é muito importante, afinal a saúde financeira de uma empresa necessita de receita para possibilitar as suas mais diversas operações.
Mas falar em pagamento é um assunto muito delicado, embora seja de extrema importância para qualquer negócio.
Hoje, existe uma grande taxa de inadimplência, sobretudo por causa deste período de crise financeira em que vivemos.
Devido às mudanças em nossos hábitos, muitas empresas precisaram fechar as portas a partir de 2020. Contudo, outras conseguiram se adaptar para manter o funcionamento.
E como ter sucesso hoje em um mercado tão instável, sobretudo com altas taxas de inadimplência e uma demora maior para conseguir retorno sobre o investimento?
Tenha estratégias e evite problemas em pagamentos
Por conta das mudanças no perfil do mercado surgem algumas estratégias e técnicas que podem melhorar a saúde financeira da empresa.
Hoje, falaremos sobre o controle do fluxo de pagamentos mensal, que é muito importante para a gestão das empresas.
Se você deseja ter sucesso, um dos pontos mais importantes é a forma como a sua empresa realiza a cobrança dos clientes.
É claro que nem sempre é fácil. No entanto, com organização é possível evitar atrasos, prevenir inadimplência e mesmo melhorar a interação com os clientes de uma forma que não seja invasiva.
Quer saber o que você deve fazer para obter sucesso na cobrança de sua empresa?
Venha conosco, pois temos mais informações para você no presente artigo!
Faça o controle da sua lista de clientes
Antes de mais nada, e para conseguir ter um controle melhor de como estão os pagamentos da sua empresa, é necessário realizar o controle da lista de clientes.
Descubra, por exemplo, como estão as taxas de pagamento de forma individual, sabendo:
Nome do cliente;
Valor recebido em cada pagamento;
Informações sobre quem paga na data correta;
Dados sobre recorrência nos atrasos.
Ao mapear os clientes é possível realizar um levantamento daqueles que pagam de forma em dia e daqueles que sempre acabam atrasando, o que possibilita criar mecanismos de controle.
Este é um ponto essencial para o início de qualquer fluxo de pagamento, afinal traz mais organização para quem deseja realizar a cobrança.
O processo de controle de clientes e pagamentos evoluiu: evolua ou fique para trás!
Antes, os registros de clientes sempre ocorriam de forma manual, em cadernos e planilhas, no entanto, isso passou a ser um problema.
É claro que algumas empresas ainda continuam com o método antigo, no entanto isso já não é mais necessário, pois pode gerar imprecisão, burocracia e mesmo dores de cabeça.
Quer ver só um exemplo?
Pense só na situação em que a sua empresa tem mil clientes com pastas individuais cheias de informações para cada um deles.
Isso apenas complica a sua vida, afinal você precisa ter espaço em armários para guardar todas as pastas.
Caso queira realizar a busca por alguma pessoa específica, precisa realizar uma extensa procura pelo nome.
E o que isso pode ocasionar?
● Mais demora para a cobrança;
● Cobranças indevidas;
● Perda de informações essenciais de clientes;
● Erros no diagnóstico dos clientes pagantes e inadimplentes;
● Uso de espaço que poderia ser alocado para outras funções.
No fim, a sua empresa sai perdendo em casos como este em que utiliza processos manuais e desatualizados.
O fluxo estava em evolução e a pandemia acelerou o uso de novas tecnologias para o registro, reduzindo os procedimentos manuais, ao que veremos a seguir!
Softwares para controle do fluxo de pagamento
Por conta de dificuldades no fluxo de clientes surgiram softwares para controle, visando facilitar os processos de acompanhamento e gestão de pagamentos.
Por meio deles é possível criar um perfil de cada cliente, mapeando e atualizando sempre as suas informações, como telefone, e-mail e moradia.
Também é possível acompanhar períodos de pagamento, fazendo rankings de clientes que pagam bem e daqueles que costumam ficar inadimplentes.
Além disso, é possível ter um controle melhor do fluxo de caixa, com a criação de metas mensais para reduzir a inadimplência.
Um outro ganho ao ter softwares é a possibilidade de visualizar em tempo real a quantia de pagamentos que a empresa recebeu no período e fazer projeções de quanto deverá receber nas próximas mensalidades.
A tecnologia veio para ajudar e devemos utilizá-la em conjunto com outras estratégias!
Outras técnicas que podem te ajudar
Como falamos lá atrás, existem algumas formas de melhorar o fluxo de cobrança das empresas, no entanto existem outras dicas que podem ajudar a melhorar os processos.
Caso a sua empresa já tenha adotado as dicas que trouxemos, como por exemplo mapear os clientes e utilizar um software para melhorar a gestão, é importante melhorar também o contato com os clientes.
O momento de cobrança é essencial, sendo necessário ter uma abordagem correta.
No geral, avisos e notificações antes da inadimplência ocorrem muito bem. Uma outra forma de melhorar o fluxo é trazer formas alternativas de pagamento, possibilitando que o cliente possa pagar o quanto antes.
Também é possível terceirizar o processo, o que garante mais profissionalismo na cobrança de mensalidades por clientes.
De qualquer modo, é importante ter planejamento para que a sua empresa consiga traçar as melhores estratégias, evitando gastos desnecessários e otimizando assim o fluxo de cobrança mensal.
Considerações Finais
Como vimos, o processo de cobrança é muito importante para as empresas garantirem os pagamentos mensais.
Ao mapear os clientes, utilizar softwares e melhorar todo o fluxo de cobrança é possível evitar inadimplência e/ou atrasos em mensalidades.
É claro que existem outras alternativas, mas isso deve ser pensado de acordo com a empresa e com o perfil de seus clientes, otimizando assim o controle nos pagamentos.
Vale a pena traçar estratégias, organizando a sua empresa para evitar prejuízos por falta de pagamentos.
Nós estamos aqui para prestar auxílio e trazer novas dicas para você. Quer saber mais? Nos acompanhe!
Referências Bibliográficas
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