top of page
reunião de negócios

Blog Efficacia

Como convencer o cliente a pagar uma dívida? Veja agora as nossas 6 dicas!

Ao falar sobre gestão de pagamentos inadimplentes existem alguns cuidados que você deve tomar, principalmente na hora de convencer o cliente a pagar uma dívida com a sua empresa.


Isso porque muitas vezes não existem condições ou mesmo interesse em realizar o pagamento no momento da cobrança.


A situação complica quando ocorrem altos índices de inadimplência, afinal, a falta de pagamentos afeta diretamente a saúde financeira da empresa.


Devemos lembrar que o desequilíbrio no fluxo de caixa é prejudicial, pois a entrada de recursos é menor do que a saída, o que acarreta em prejuízos, podendo resultar até mesmo em falência.


Hoje falaremos sobre as consequências da falta de estratégias no momento da cobrança e traremos algumas dicas que irão ajudar a sua empresa. Nos acompanhe!


Fatores que afetam negativamente a cobrança

Há muitas situações em que a empresa não consegue convencer o cliente a pagar uma dívida.


Isso pode ocorrer por diversos fatores, desde a falta de estratégias de gestão de cobrança até o despreparo da equipe, como podemos ver abaixo:

● Propostas pouco convidativas;

● Contato que não desperta interesse em quitar a dívida;

● Poucas condições de pagamento ofertadas;

● Negociações sem técnicas de persuasão;

● Falta de script de negociação;

● Equipe despreparada.


Para contornar a situação e fazer uma gestão de pagamentos que seja efetiva é importante ter algumas técnicas e estratégias de negociação que criem desejo em realizar o pagamento.


Técnicas para convencer o cliente a pagar uma dívida

O momento da cobrança exige algumas técnicas que são imprescindíveis para o sucesso.


A falta de preparo pode reduzir as chances de pagamento, gerar constrangimentos e insatisfação do cliente.


Caso isso ocorra com frequência pode haver grande risco para a empresa.


Separamos 6 dicas que sua empresa pode utilizar agora para evitar o problema. Confira!


1. Criar contato de acordo com o perfil do cliente

Para estabelecer uma relação positiva e assertiva é ideal ter informações do cliente, conhecendo o seu perfil para saber se tem histórico de inadimplência.


Isso fará total diferença na abordagem, mas é claro que é importante agir sempre com respeito, de forma amigável, mostrando que está ali para ajudar a solucionar quaisquer pendências.


E o contato precisa ser feito de acordo com cada cliente, pois muitas vezes o tipo de negociação que serve para uma pessoa não terá resultados com outra.


2. Apresentar soluções na negociação

O contato com o cliente requer planejamento. Neste caso é importante não apenas cobrar, mas é preciso escutar o que tem a dizer e trazer as melhores soluções para a realização de um acordo.


Portanto é necessário mostrar que a organização de pendências será positiva e irá fortalecer o vínculo entre ele e a empresa, o que pode resultar em benefícios.


3. Criar benefícios para o pagamento

E que tal mostrar que o cliente irá ganhar algo ao realizar o pagamento?

Pode ser um desconto, um abatimento nas próximas mensalidades ou algum ganho que seja perceptível.


Trazer uma “recompensa” causa uma boa percepção para os clientes e mostra que se cumprirem com os compromissos irão receber algo em troca.


Também pode ser interessante dizer que haverá a perda de algo, como um benefício do serviço/produto, ou mesmo ter o "nome sujo", mas esse tipo de abordagem precisa ser feita com cuidado para evitar qualquer insatisfação.


4. Trazer mais condições para a quitação da dívida

Quais são os métodos de pagamento utilizados pela sua empresa?

Às vezes apresentar formas mais flexíveis para o pagamento pode facilitar a quitação de dívidas pelos clientes.


Portanto, buscar soluções alternativas como parcelamento em cartão de crédito, boletos, ou mesmo pagamento por PIX podem ser formas úteis para que a dívida seja paga.


Nestes casos é ideal mostrar que a empresa busca sempre as formas mais fáceis para que o cliente solucione as pendências.


5. Mostrar para o cliente que é importante pagar a dívida

É importante que o cliente saiba a importância de pagar a dívida e de ter um compromisso com a empresa que o auxiliou a adquirir um produto/serviço ou crédito.


Portanto, na negociação a empresa deve ser amigável, ter empatia e mostrar confiança no cliente.


Dessa forma é possível estabelecer uma boa relação sem que existam constrangimentos.



6. Faça uma cobrança humanizada

Muitas vezes a cobrança é realizada sem qualquer empatia com o cliente, de forma ríspida ou excessiva sem qualquer cuidado ou preparo.


Esse tipo de contato é negativo, pois pode afastar ainda mais as possibilidades de pagamento.


A solução é criar uma cobrança que seja humanizada, que tenha foco na satisfação do cliente.


As chances de realização de pagamento aumentam caso a cobrança seja realizada da maneira certa.


Além disso, existe a possibilidade do cliente assumir a responsabilidade de realizar os próximos pagamentos em dia sem atrasos.


E por fim, nada melhor do que fidelizar o cliente que irá falar bem da marca, não é mesmo?

Considerações Finais

Como vimos, a cobrança é um processo que exige atenção por parte das empresas. O índice de inadimplência pode aumentar caso não haja uma gestão de pagamentos bem definida.


Mas ao utilizar algumas estratégias é possível reduzir os atrasos, fidelizar clientes e mesmo aumentar a satisfação com a marca.


É claro que a cobrança deve ser humanizada, buscando soluções que sejam positivas para o cliente e para a empresa.


Por meio de técnicas ocorre melhoria na cobrança, sendo importante sempre ter atenção ao perfil dos clientes, pois para alguns é necessário realizar um contato personalizado.


Hoje nem todas as empresas têm estrutura ou equipe para realizar a cobrança.


Nesses casos o ideal é buscar soluções terceirizadas. No geral há empresas especializadas no processo, tendo réguas de cobrança bem definidas, equipe especializada e estratégias de sucesso.

Se precisar de mais dicas ou informações fale conosco. Estamos aqui para te auxiliar!


Referências Bibliográficas





Comments


bottom of page