Como cobrar carteira de grande cliente, com ticket baixo?
Empresas que trabalham com receitas recorrentes e com ticket baixo, costumam transbordar esse volume para empresas terceirizadas e especializadas, que contam com técnicas de cobranças, equipe e soluções de tecnologia, visando que esses clientes quitem suas dívidas o quanto antes. Para isso já é formatado uma oferta atrativa para que essa quitação ocorra com sucesso e sem quebra de acordos.
Estamos falando sobre a cobrança massificada, vamos explicar um pouco mais sobre o processo de cobrança nessas carteiras:
A cobrança massificada nada mais é do que um grande número de clientes na carteira. Carteiras acima de 30 mil novos clientes por mês, já são consideradas cobranças massificadas.
Existem carteiras grandes com um ticket médio razoável, entre R $200 a R $800 por cliente, mas também tem as grandes carteiras com o ticket médio muito baixo, com dívidas de R $30 a R $90.
São muitos clientes para ser cobrado com um valor muito baixo. Será que
compensa fazer cobrança nesses casos? Se sim, como fazer?
Continue a leitura e saiba como se prevenir nesses casos.
Ações para ticket médio baixo e ticket médio alto.
O ticket médio é um indicador de desempenho que serve para acompanhar a saúde financeira da empresa, as vendas de cada cliente e entender o comportamento do consumidor, além de oferecer sólidas informações para um bom planejamento, seja ele pequeno ou grande.
Para o ticket médio alto, o negociador de cobrança precisa ser mais qualificado, ter uma atuação mais direta com o cliente e dedicar uma atenção maior, pois geralmente se trata de empresas ou até mesmo pessoas físicas com dívidas de valores muito altos. Essa operação pode se estender um pouco mais, sendo maior que a de costume, por isso o negociador precisa ter um poder de persuasão muito bom, além de estratégias de desconto com alguns formatos de parcelamentos e
contar com um planejamento específico, para demonstrar ao cliente o benefício de priorizar aquele pagamento.
Quando o ticket médio é baixo, o custo com a cobrança deve ser reduzido, para que a mesma seja eficiente e compense ser realizada. Por isso, utilizar ações digitais, como e-mail, SMS, WhatsApp e agentes virtuais são bastante efetivas, mas é necessário entender se o público é aderente a essas ações. Quanto menor o ticket médio, mais automatizado deve ser o processo de compra ou utilização do serviço, para que assim, o formato de pagamento possa ser mais automatizado e, em caso de inadimplência, da cobrança.
Cobrança Massificada
A cobrança massificada exige penetração de base com um grande esforço, que pode ser humano ou digital, por isso, é recomendado que se o ticket médio for alto, o esforço digital seja apenas para localizar o inadimplente, pois o contato e persuasão humana são indispensáveis. Mas quando o ticket médio é baixo e precisa-se reduzir o custo com a cobrança, é necessário um maior esforço digital e isso exige planejamento e estratégia de acordo com o público alvo.
Vale ressaltar que a jornada do cliente nesses casos precisa ser única e alinhada, se o processo de venda for digital, o processo digital de recebíveis e cobrança terá mais adesão do público. Já se o processo de vendas foca na intervenção humana, será mais difícil que o cliente complete a jornada de forma digital.
A Efficacia Cobrança e Soluções Empresariais têm excelência em recuperação de crédito e cobrança massificada, contando com uma assessoria especializada para auxiliar nesses processos tanto na forma digital quanto na forma humana. Quer saber mais sobre os nossos serviços e como implementar ações de cobrança rápida e eficaz? Entre em contato com um de nossos especialistas através do WhatsApp
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