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Cobrança preventiva: qual a importância dessa estratégia?


Minha avó já dizia : “É sempre melhor prevenir do que remediar!”


Essa máxima também serve perfeitamente quando o assunto é gestão de inadimplência de uma empresa, tendo em vista que uma ação de cobrança preventiva pode ser a estratégia perfeita para evitar dívidas e garantir uma melhor estabilidade financeira do negócio.


Afinal, nesse modelo, os clientes são notificados e lembrados sobre suas obrigações antes mesmo delas vencerem, o que ajuda a minimizar os riscos de atrasos e permite que a empresa tome outras ações necessárias a tempo.


Preparamos um post para te ajudar entender como funciona uma cobrança preventiva, bora lá ler….


O que é uma cobrança preventiva?


Cobrança preventiva é uma estratégia dentro do processo de área de cobrança, que consiste em antecipar-se aos possíveis problemas de inadimplência, atuando de forma proativa para evitar que a dívida se torne um problema maior.


Ou seja, em vez de esperar que o cliente fique inadimplente e aí tomar medidas reativas, evitar desculpas do não recebimento da nota fiscal, boleto para pagamento.


A cobrança preventiva busca identificar sinais de que a pessoa pode ter dificuldades em pagar as dívidas e agir antes que isso aconteça.


Outro detalhe importante para se evitar cobrança indevida, que podemos identificar com a ação preventiva, é identificar se ocorreu algum problema de entrega, defeito, não realização de um serviço, que em muitas vezes até que o setor de cobrança seja notificado, corre-se o risco de realizar uma cobrança indevida, com isso dará tempo de entender o que aconteceu, solucionar ou até mesmo cancelar a nota fiscal dentro do prazo, para que nenhuma das partes seja penalizada.


E hoje, com a ajuda da tecnologia, fazer isso é mais simples do que se imagina, visto que muitas tarefas podem ser automatizadas e a comunicação com o cliente muito mais simplificada.


Como funciona a cobrança preventiva na prática?


A cobrança preventiva pode se antecipar ao problema. Por exemplo, a empresa pode entrar em contato com o cliente antes mesmo do vencimento da fatura, lembrando-o do prazo de pagamento, oferecendo facilidades como descontos para pagamentos antecipados e até mesmo utilizar a ligação para identificar possíveis problemas com o produto ou serviço.


Outra forma de fazer cobrança preventiva é criando um relacionamento próximo com o cliente, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções personalizadas para facilitar o pagamento das dívidas. Por exemplo, se o cliente tem dificuldades em pagar uma fatura de valor alto, a empresa pode oferecer a opção de parcelamento ou ajuste de datas de vencimento, inclusive dividir por pagamentos semanais.


Na prática, isso pode ser feito de diferentes formas, como disparos automáticos de SMS ou mensagens de WhatsApp ou e-mail, ligações da equipe para o cliente, envio de boletos próximos ao vencimento, entre outras.


Mas sabemos que grande parte das empresas não possui equipe e nem as ferramentas corretas para realizar a cobrança preventiva, e isso vai se tornando uma inadimplência que poderia ter sido evitada.


Quais são as vantagens desse tipo de cobrança?


Existem várias vantagens em adotar uma estratégia de cobrança preventiva em uma empresa. Algumas das principais são:


  • Redução dos índices de inadimplência;

  • Melhoria do relacionamento com o cliente;

  • Maior eficiência na recuperação de crédito;

  • Identificação com maior agilidade de algum problema de logística, defeito, sinistro, descumprimento do acordado na venda;

  • Redução de custos operacionais em relação a uma ação judicial;

  • Maior previsibilidade financeira;

  • Agilidade na solução.

Em outras palavras, a cobrança preventiva pode trazer muitas vantagens para uma empresa, ajudando-a a manter a saúde financeira, melhorar o relacionamento com os clientes e reduzir os custos operacionais. Por isso, é uma estratégia que deve ser considerada por qualquer empresa que deseja otimizar seus processos de cobrança e melhorar seus resultados financeiros.


Como implementar isso em sua empresa?


Como citamos , muitas empresas não têm equipe destinada e ferramentas para esse trabalho, sendo assim a melhor estratégia nesse sentido se dá por meio da terceirização de serviços especializados. Ou seja, contratando uma empresa de cobrança profissional que ofereça esse tipo de serviço preventivo.


Assim, sistemas específicos de cobrança preventiva poderão automatizar todas as tarefas necessárias para a sua equipe e ajudar a gerir melhor toda a carteira de contas a vencer relacionada às suas vendas.


Quer saber mais e conhecer esse tipo de cobrança preventiva na prática, convidamos você a conversar com um de nossos especialistas e conferir de perto os diferenciais oferecidos pela Efficacia Cobranças e Soluções Financeiras..



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