Cobrança preventiva: aplique agora e aumente os ganhos da sua empresa!
Sabemos que fazer a cobrança dos inadimplentes é algo desafiador. Ainda mais para quem é micro e médio empreendedor e não sabe quais são as melhores práticas e ações eficientes. Mas, e se você puder sair na frente, evitar o aumento de devedores e não ter sua empresa taxada como inconveniente?
Para isso, muitas empresas utilizam de uma estratégia altamente eficaz e benéfica para suas marcas e negócios: a cobrança preventiva.
Por qual motivo ter cobrança preventiva?
Essa modalidade se baseia na cobrança realizada antes do vencimento. É a promoção de um lembrete ao cliente de que o dia de seu pagamento está chegando. Ela é extremamente aconselhável para quem deseja maximizar seus resultados a curto, médio e longo prazo.
Há profissionais que questionam a real efetividade da cobrança preventiva e muitas empresas resistem em investir por considerarem a ação um custo extra para suas operações. Será mesmo que a cobrança preventiva é um custo desnecessário para as empresas?
É dentro deste panorama que te contamos a razão para investir na cobrança preventiva e listamos aqui 5 vantagens de ter em sua empresa!
Produz dados sobre seus clientes
A cobrança preventiva é ideal para a parcela de clientes que contém o comportamento, seja por esquecimento ou problemas operacionais, de atrasar os pagamentos que a cobrança se destina. Com a posse dos dados de sua cartela atual de clientes, sua empresa dispõe dos insumos necessários para traçar o perfil dos atuais e possíveis inadimplentes – também chamados de “devedores viciados”. Isso te possibilita incluir em seu planejamento de cobrança o segmento deste grupo, assim como a formulação de ações efetivas para a cobrança preventiva.
Assertividade na cobrança
Como consequência do acesso aos dados e perfis de cada cliente, mais a formulação de um plano de ação que contenha uma agenda ativa para com os possíveis devedores; a cobrança pré vencimento te possibilita ter uma maior assertividade nas ações de cobrança. Você utiliza as ações certas para o grupo certo.
É simples e não causa incômodos à sua clientela
Por se tratar de um mecanismo prático. A função da cobrança preventiva é lembrar os nossos clientes predispostos à inadimplência sobre a chegada do pagamento 3 dias antes da data. Através de uma simples mensagem em formato de lembrete, também podemos contatá-lo no dia do vencimento.
Essa modalidade não se relaciona como a cobrança padrão. Ela é menos invasiva e visa perguntar se o cliente já recebeu a fatura, se precisa de mais informações ou se houve problemas de acesso.
Diminui os custos das próximas etapas de cobrança
Por se tratar de uma operação simples (envio de mensagem lembrete), os clientes que realizarem pagamentos em dia não necessitarão do investimento em ações extrajudiciais para a recuperação de crédito. Ou seja, a cobrança preventiva é o investimento que você realiza hoje para evitar os custos de amanhã.
Retém seus clientes
As ações da preventiva podem ser vistas como positivas pelos seus clientes aumentando, pois, a imagem da sua empresa. Ela cria um relacionamento saudável e próximo para com sua clientela que, consequentemente, gera retenção e aumenta o ciclo de vida do cliente (Life Time Value).
Por fim, podemos constatar que a cobrança preventiva é simples, estratégica, assertiva, de baixo custo e gera retenção de seus clientes. Agora que sabemos as vantagens de aderir a cobrança preventiva em sua empresa, como podemos implementar essa modalidade?
Como investir na cobrança preventiva?
Pensar em cobrança preventiva é ter investido primeiro em processos de cobrança padrão, ou seja, você já deve ter implementado e aperfeiçoado seus atuais processos.
Agora é importante não deixar de analisar e estudar quais as melhores formas de realizar o procedimento de cobrança (para mais, vale conferir este artigo).
Investir em cobrança preventiva requer alguns passos que veremos a seguir!
Defina os melhores canais de comunicação para o seu cliente.
Estamos na era do digital e, ao mesmo tempo que isto nos possibilita o acesso a diferentes canais de comunicação, precisamos ser assertivos em qual meio entraremos em contato com o nosso cliente.
Primeiro, é importante definirmos quais são os canais ideias com base em modelo de negócio. Segundo, quais sãos os canais que nossos clientes estão habituados a utilizar.
O SMS pode ser uma ótima opção para um lembrete sobre data de pagamento que está próxima. Também, para o cliente que recebe a cobrança através de boleto bancário, o e-mail de aviso na data de vencimento é uma ação totalmente válida.
Terceiro, após a escolha do canal e implementação, cabe a empresa monitorar e analisar os resultados. Se a ação resultou em aumento de pagamentos e diminuição da inadimplência, a estratégia sinaliza sucesso.
Portanto, cada canal contém o seu valor e é importante a empresa definir os mais eficientes para o contato e cobrança preventiva.
Simplifique sua mensagem e aborde de maneira humana
Ninguém gosta de sentir que está sendo incomodado. Se você já recebeu mensagem promocionais ou de cobrança de uma determinada empresa e se irritou, sabe do que estamos falando.
É importante que, no ato da cobrança preventiva, a mensagem seja simples e humanizada para trazer proximidade com o cliente. Um lembrete da data de pagamento escrito de maneira simples, divertida e eficiente pode levar seu cliente a tomar a ação que você deseja: realizar o pagamento.
Facilite o Pagamento
E se você direcionar seu cliente para o pagamento já na cobrança preventiva? Além de ser somente um lembrete, a mensagem pode conter quais as formas de pagamento estão disponíveis. Por exemplo: A mensagem de SMS informativa sobre o boleto bancário pode vir acompanhada do código do boleto e/ou link direto para o pagamento online.
É importante disponibilizar todos os recursos possíveis para que seu cliente cumpra os prazos.
Conclusão
E aí, entendeu as vantagens e o que é necessário levar em conta na hora de pensar e implementar a cobrança preventiva na sua empresa? Venha conosco e acompanhe os próximos artigos do nosso blog. Aqui trazemos as melhores novidades para fortalecer a gestão da sua empresa!
Referências
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